Dependemos do Governo?

Por Ricardo Rosa

Outubro 20, 2019

O Brasil é um país ímpar, em vários sentidos: riquezas naturais incomparáveis, clima tropical, produção agrícola quase autossuficiente, não fosse pelo trigo – que ainda importamos – e de quebra ainda temos a seleção mais vezes campeã do mundo.

Com tantas qualidades, será possível nos compararmos aos países desenvolvidos quando a questão é a segurança jurídica dos veículos de investimento do mercado imobiliário?

De início, precisamos entender que, basicamente, todos os instrumentos disponíveis nas economias mais desenvolvidas do mundo, também podem ser encontrados aqui no Brasil. Os principais são os REITs (real estate investment trusts) e os FIIs (fundos de investimento imobiliário).

Os REITs e os FIIs são empresas, que detém ou buscam deter a propriedade de imóveis, para os disponibilizar à locação. Há algumas variações, onde os fundos visam a construção de empreendimentos – fundos de desenvolvimento – ou ainda fundos que aplicam seus recursos em títulos de crédito das dívidas oriundas de operações imobiliárias – fundos de papéis..

De fato, temos disponíveis diversos instrumentos para a proteção jurídica de nossos empreendimentos. Pensar que precisamos de mais legislação para proteger o investidor é enxergar o copo meio vazio. Precisamos estar atentos aos mecanismos que aí estão, visando estruturar da melhor maneira nossos investimentos, protegendo-os das circunstâncias adversas que possam surgir no mercado.

Investir em imóveis pode ir além de comprar um apartamento ou construir um galpão para alugar. Há diversas maneiras de se começar nesse mercado, e os fundos são uma ótima oportunidade de entrada. 

Se você já é um investidor experiente, saiba que você pode utilizar de recursos disponíveis para dar um upgrade na sua operação, diminuindo sua carga tributária, alavancando seu capital e protegendo seu patrimônio para as futuras gerações. Você não depende do governo para isso.

Sua operação deve lhe dar uma tranquila noite de sono, e não um terrível pesadelo.

Aqueles que comem um almoço grátis, acabam pagando caro.

Frank Sonnenberg

Mantenha-se atualizado

Conteúdo Premium

Decisões, modelos, pesquisas, tendências e muito mais. Acesse agora, clicando no botão abaixo!

Receba nossa Newsletter

Receba em seu e-mail toda atualização do nosso portal, gratuitamente!

Siga-nos

Nossas redes sociais são atualizadas com notícias importantes sobre o mercado!

Sua inscrição foi realizada com sucesso!

Erro. Por favor tente novamente.

Preencha o formulário agora e receba nossas
atualizações em tempo real, por e-mail: