SERVIÇOS DE CARTÓRIO
SERÃO TODOS ONLINE

Para garantir segurança aos procedimentos, só quem tiver certificado digital poderá realizar as transações on-line.

Na noite de terça-feira (27/05) foi anunciado pelo Colégio Notarial do Brasil que em dez dias estará disponível para todos os cartórios do país um novo sistema que permitirá que operações de compra, venda e doação de imóveis, divórcios, inventários e reconhecimento de firma sejam feitos de forma totalmente eletrônica.

Segundo o órgão, a iniciativa é anterior à pandemia e teve sua implementação acelerada diante da atual necessidade.

É um sistema todo na nuvem, com acesso pela internet, e muito fácil de ser usado. Vai haver treinamento nos cartórios, mas será muito simples”, diz Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial.

Visando garantir a segurança dos procedimentos, será necessário obter certificado digital para realizar as transações online. Serão aceitos os certificados já existentes além do notarizado, que estará disponível e será expedido pelo próprio cartório de notas de forma gratuita.

O consentimento das partes, por sua vez, será realizado por videoconferência, em reunião virutal agendada pelo tebelião. O vídeo e todos os demais documentos ficarão armazenados na nuvem e serão disponibilizados às corregedorias de cada Estado.

A transação online não será obrigatória e, inclusive, os cartórios poderão adotar a característica hibrida, que possibilita uma das partes utilizar do serviço virtual e a outra não.